Peço desculpas pela referência. Mas, reconhecendo no slogan da fictícia fábrica de sonhos do grupo humorístico Casseta e Planeta, uma claríssima e apropriada analogia, resolvi escrever. “Os seus Problemas acabaram!” é muito apropriado para definir o caráter coletivo desses grupos evangélicos que têm brotado como mato bravo pelo território nacional.

Tudo parece tão simples para eles! É só fazer uns ritos, dizer umas palavras mágicas e pronto! Tudo resolvido! Sinceramente, eu gostaria que eles estivessem certos. Que os problemas neurológicos, traumas infantis, mazelas físicas, miséria, violência familiar fossem dizimados com uma campanha ou uma frase gritada. Gostaria muito de poder realmente entender como não percebem que os arroubos, as psicodélicas coreografias, encenações são muito boas para as primeiras duas horas após o evento – ou seja lá como chamem os “cultos” – e apenas isso.

Lembro-me, certa vez, de ter “acabado” com uma reunião de oração em que estive para denunciar um desses profetas do óbvio, depois de convidado por uma das irmãs que estavam sendo extorquidas pelos malandros. O leitor nem é capaz de imaginar o quanto eu fui hostilizado por não entender as “coisas do espírito”.  Realmente daquele espírito eu não entendo. Eu era oficial da igreja em que congregava a dona da casa-monte-oração. Assim que cheguei, o profeteiro disse que estava havendo incredulidade no local – e era eu mesmo. Depois de fazer algumas perguntas sobre a igreja de origem e quem era o pastor responsável pelos “homens de deus” (o minúsculo é proposital), não houve como continuarem com o embuste. Depois, foi revelado que eles haviam entrado nas casas, e, sob o pretexto de “orar” pelos quartos das pessoas, na maioria irmãs sem marido, até efetuaram furtos.

A questão piora na institucionalização. Leia a lista abaixo.

Igreja Evangélica Florzinha De Jesus (Londrina – Pr)
Igreja Batista Coluna De Fogo (Belo Horizonte – Mg)
Igreja De Deus Que Se Reúne Nas Casas (Itaúna – Mg)
Igreja Pentecostal Jesus Nasceu Em Belém (Belém – Pa)
Igreja Evangélica Assembléia De Deus Ministério Eis-Me Aqui (Nova Iguaçú – Rj)
Igreja Evangélica Explosão Da Fé (Belford Roxo – Rj)
Igreja Pentecostal Do Fogo Azul (Duque De Caxias – Rj)
Igreja Pentecostal O Poder De Deus É Fogo (Rio De Janeiro – Rj)
Ministério Favos De Mel (Rio De Janeiro – Rj)
Igreja Evangélica Pentecostal Labareda De Fogo (Rio De Janeiro – Rj)
Igreja A Serpente De Moisés, A Que Engoliu As Outras (Rio De Janeiro – Rj)
Igreja De Jesus Cristo No Universo (Porto Velho – Ro)
Igreja Atual Dos Últimos Dias (Araras – Sp)
Igreja Evangélica Facho De Luz (São Bernardo Do Campo – Sp)
Igreja Pentecostal Jesus Vem E Vencerá Pela Fé (São Paulo – Sp)
Igreja Pentecostal Jesus Vem Você Fica (São Paulo – Sp)
Igreja “A” De Amor
Igreja Pentecostal Planeta Cristo
Igreja Caverna De Adulão
Igreja Da Água Abençoada
Igreja Cristo É Show
Igreja Bola De Neve
Igreja Evangélica Adão É O Homem
Congregação Anti-Blasfêmias
Igreja Evangélica Abominação À Vida Torta
Igreja Batista Incêndio De Bênçãos
Igreja Batista Ô Glória!
Comunidade Do Coração Reciclado
Igreja Automotiva Do Fogo Sagrado
Igreja E.T.Q.B. (Eu Também Quero A Bênção)
Igreja Batista A Paz Do Senhor E Anti-Globo
Associação Evangélica Fiel Até Debaixo D’água
Cruzada Evangélica Do Pastor Waldevino Coelho, A Sumidade
Igreja Dekanthalabassi
Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe De Cristo (São Paulo – Sp)
Igreja Evangélica do Pastor Paulo Andrade (O homem que vive sem pecados)
Igreja Infantil Fofuras do Amanhã
Igreja Pentecostal Merlin Monroe
Igreja Messiânica do Terceiro Fogo a Sete pés
Templo Extraordinário da Graça Evangélica Esplendorosa (a igreja quente que te conforta)
Templo Evangélico Chafariz de Aparições

Gostaria de estar errado. Mas quando uma pessoa vai a uma dessas comunidades evangélicas tabajara, sai da primeira reunião cheia de alegria, cheia de um falso sentimento de invencibilidade. Pisam, marcham, gritam, mas, no dia seguinte, as contas continuam lá, o marido continua alcoólatra, o filho continua se drogando, o salário continua menor do que o mês. O dia continua púmbleo e só resta uma ressaca emocional enorme por causa do ápice de uivos, gritos e som da noite anterior. É frustrante! Há uns anos, ouvi o Pr Ricardo pregando sobre algo que hoje chamo de a Síndrome de Elias. Após matar os profetas dos deuses estranhos, foi pro fundo do poço.

Nós precisamos ir pro fundo do poço de vez em quando. É lá que refletimos sobre nossos caminhos, nossa responsabilidade no Reino e ficamos sós. Isso é bom, muito bom.  Porém, não há espaço para tal nas Igrejas Tabajara. Ali, só há espaço para vencedores, para fortes. Ninguém pode falir sua empresa, ninguém pode perder, ninguém pode sofrer.

Eu sofro. E sofro consideravelmente! Meu Deus não me permite passar pela vida sem os contrastes de matizes vistos no dia e na noite. Numerosas vezes chorei como uma criança que, aprendendo a andar de bicicleta, caiu e olhou para o lado e não viu ninguém. Outras vezes choro pelo que minhas companhias dizem de mim. Ora choro por causa da solidão, ora choro por causa das companhias. Depois que choro, enxugo as lágrimas e continuo vivendo, sobrevivendo.  Não há vergonha na fraqueza, mas há muita na pseudo-fortaleza.

Claro que sofremos ontem, sofremos hoje e sofreremos amanhã. A companhia de Deus, no processo, entretanto modifica os efeitos da dor. Esta me torna mais forte e mais coerente. Não gostaria de congregar numa dessas fábricas de ilusões. Quero ser verdadeiro, não quero consumir entorpecentes que me mostrem imagens mentirosas, mas não me mudam, não constroem. Aliás, a designação “droga” é bem apropriada para algumas dessas igrejas.

Lutando por uma nova Reforma,

EDNEY MELO

Anúncios