Por vários anos, ligado a instituições religiosas, já ouvi, inúmeras vezes, a palavra ética. Ética, hoje, tem sido meramente considerada um código de conduta que permite uma certa boa convivência. Essa visão mínima leva os grupos a tornarem a boa convivência o mais importante. Levando esse visão de ética ao extremo, corremos um grande risco: o de colocá-lá acima da verdade, em nome de uma possível boa comunicação entre diferentes, em posições e origens.

Parece ser muito nobre, belo, que levemos a boa convivência, ou até o cultivo de uma boa imagem pessoal ou institucional, às últimas consequências. No entanto, não existe nada de nobre, quando a verdade de Deus, ou, simplesmente, a verdade, fica comprometida. Quando os valores mais elevados da justiça, do direito e da honra são questionados, minimizados, por causa de uma pseudo-ética. Negocia-se a verdade. Negocia-se a Palavra de Deus e os valores do Reino e ainda se tem a coragem de chamar de ética. A verdade está acima de todos os argumentos. A verdade está acima de qualquer negociação. A verdade não está à venda.

Quando Pilatos, em nome de uma ética, política, entre Roma e Israel, disse que tinha poder para livrar Jesus da Cruz, este lhe respondeu: “Nenhuma autoridade terias sobre mim se do alto não te fosse dada.” A verdade de Deus dizia que a Cruz era seu destino. A dos homens quis negociá-lá. E quando esse mesmo Pilatos perguntou o que era a Verdade, o Senhor se calou. Ele é a verdade. A resposta para a pergunta do inquiridor estava diante de si.

Esta é a hora da verdade. Não o seu conceito filosófico, mas a sua força essencial. É a hora de a levarmos a sério, em todos os âmbitos de nossas vidas. Ela não pode ser negociada, vendida, comprada. A verdade precisa estar nas ruas clamando, em nossos lábios, transparente, limpa, pura, pelo Reino de Deus presente e futuro. A boa convivência entre grupos, seja, eles quaisquer, deve ser respeitada. Desde que não mude a Verdade de Deus em Mentira.

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Jesus é o Caminho para que a Verdade conduza nossa Vida.

Por Jesus e pelo Seu Reino,

Edney Melo

20110926-122414.jpg

Anúncios