A condição brasileira de liberdade religiosa poda trazer muitas facilidades para a expressão da fé evangélica. Por outro lado, isso também nos acomoda e promove, facilita a nossa inconsistência institucional e de mensagem. Percebo que quanto mais há liberdade, tanto mais há falta de aprofundamento. Isso pode ser percebido em todas as áreas das relações humanas, por exemplo. Em famílias nas quais todos são “livres”, poucas vezes encontramos profundidade nos relacionamentos entre seus membros.

E essa questão invade a política, com a infidelidade partidária, o jornalismo, com noticias e comentários cada vez mais rasos, as universidades, com cursos em faculdades tantas, e sem qualidade. Sem contar a internet, a televisão e as outras mídias, multiplicadas em sua falta de foco e coerência.

Sugiro, e também busco, uma liberdade que direcione, focalize, identifique. Não pluralize, enfraqueça os referenciais, traga incoerência e contradições. Nem sempre o livre é feliz. Soube, no tempo de escola, que uma moça, contemporânea minha, foi encontrada choramingando diante de uma amiga: “Eu invejo o fato de você ter que chegar cedo em casa e ter alguém para cobrar comportamento. Moro sozinha e faço o que quero. Isso me deixa só e não me faz feliz”.

A verdade é que ninguém quer ser sufocado, cobrado. Mas quando temos alguém a quem prestar contas, somos mais completos e temos a condição de ser mais profundos e coerentes. Até mesmo para poder escolher melhor.

Eu creio em um Jesus consistente em seus objetivos. O seu principal, inclusive, era a Cruz. Nada o detera, nada o retirara dessa meta. Tudo o que fez circundava esse foco. Ele é o modelo, o nosso padrão. Temos quatro evangelhos, deles, três são sinópticos. Há uma razão: mesmo com fatos diferentes, esses autores mostraram uma só ótica. Aprofundar é melhor que enlanguescer. Nem sempre uma arvore frondosa tem raízes profundas.

Clique aqui e leia essa matéria sobre o evangelho na China. Quem sabe revejamos o nosso conceito de liberdade.

Por Jesus e pelo Seu Reino,

Edney Melo

20120501-123636.jpg

Anúncios