A jornalista Luana Avedis, querida discípula, a cada semana, transforma as pregações de nossos cultos dominicais, a partir de suas próprias impressões da mensagem, em rápidos esboços para utilização em nossos Grupos Pequenos, que chamávamos, Grupos de Amor e Aliança. Eu os exponho, aqui no Blog, em forma de série, sob o titulo de ESBOÇO PARA GRUPOS PEQUENOS, seguido do tema, para você, se quiser, utilizar em reuniões de estudo, em qualquer lugar.

Bom proveito,

Edney Melo

Referência Bíblica: Mateus 26.31-47

Passagem de apoio: Êxodo 3

Título: Identificando o Centro da Vontade de Deus

Pregador: Pr. Edney Melo

31Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. 32Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia. 33Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei. 34Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. 35Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo. 36Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. 37E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. 38Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. 39E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. 40E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo? 41Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. 42E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade. 43E, voltando, achou-os outra vez adormecidos; porque os seus olhos estavam pesados. 44E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras. 45Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores. 46Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai. 47E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. 


Para compreendermos os propósitos de Deus é preciso, acima de tudo, ir para o Centro da Vontade Dele. Podemos perceber que muitos dos homens e mulheres que receberam o chamado de Deus, cujas histórias são relatadas na Bíblia, tiveram que ir ao Centro da Vontade do Senhor, para então, entender o que Ele desejava realizar.

O discípulo de Jesus deve compreender que ir para o Centro da Vontade Dele, muitas vezes, significa esvaziar-se, entregar-se, renunciar o pecado e para isso, ainda somos bem resistentes. Assim como Moisés, nós também não queremos caminhar nessa direção, não queremos nos entregar a Deus e a seus propósitos, porque teremos que nos submeter a transformações radicais, tendo que romper com culturas, pessoas. Teremos que sofrer e sofrer nos tira da nossa zona de conforto, nos faz ir contra a lógica do mundo.

Mas Deus não quer que nos importemos com nós mesmos e sim com o que será feito através de nós. Para sermos curados e transformados teremos que sofrer, somente dessa forma é que a vontade de Deus se cumprirá. É a partir de Deus que saberemos o que Ele quer que doemos ao outro e nessa condição, não devemos pensar em nós, mas sim no que devemos ser para os nossos irmãos.

Por meio de sua palavra e de seus sinais, Deus mostra o que quer de cada um; Ele quer que nos levantemos para causar transformação, para sermos profetas e levarmos sua palavra aos que dela necessitam. Deus quer que nós entendamos que nascemos para trazer libertação e cura àqueles que ainda não o conhecem. Deus quer que proclamemos vida!

Reflita:

Muitas vezes dizemos: Eu quero que este cálice passe adiante Senhor! Mas você já parou para pensar que ele pode não passar? Você já parou para pensar que deve bebê-lo? Outras vezes clamamos: Pai nos livra dessa hora! Mas como livrar-se dela, se foi para isso que você veio?

Luana Avedis

20120703-121128.jpg

Anúncios